VENIERI

Poder à excelência

Falar em VENIERI é falar em PRODUTIVIDADE, ESTABILIDADE, SEGURANÇA, FACILIDADE DE CONDUÇÃO, FIABILIDADE.
A sua conceção tecnológica é assente em fortes princípios que garantem a comodidade do operador, seja na transmissão completamente hidrostática, direção de fácil manuseamento, travões completamente em banho de óleo seja nas cabinas confortáveis, com o mínimo custo de manutenção.

As máquinas de movimentação de terra VENIERI direccionam-se para o nicho de mercado no qual a transmissão hidrostática e as 4 rodas motrizes iguais e direcionais são características requisitadas.

São estas as grandes diferenças da gama VENIERI:

  1. A oferta de uma Miniretroescavadora de topo, única no mercado.
  2. A gama exclusiva de Retroescavadoras Articuladas, caracterizadas por serem autênticas pás carregadoras, com todas as suas performances, com a vantagem  de acoplarem ainda uma retro.
  3. Uma gama muito completa de Pás Carregadoras.
  4. A Transmissão Hidrostática presente em toda a sua gama de produtos, o que permite  atingir um melhor rendimento total da máquina, poupar combustível, evitar os gastos usuais relacionados com os consumos mecânicos, maior versatilidade do sistema de montagem, sistemas de auto-travagem, e a grande vantagem do uso de implementos a outras velocidades que não a do motor, sistema este accionado pelo servo-comando existente nas VENIERI com dois motores. A manobrabilidade sem alavancas, dada pelo volante e manípulos, torna-se fácil, suave, produtiva e criativa. Direcção “Load Sensing”.
  5. Cabinas com os requisitos máximos de segurança e conforto.
  6. Componentes reconhecidos mundialmente pela sua qualidade.
  7. Grande gama de implementos disponíveis tais como fresas de asfalto, martelos hidráulicos, vassouras, garfos, baldes vários, cabeças trituradoras, ar condicionado, etc., e resposta a pedidos específicos.

MINI RETROESCAVADORA

A VENIERI VF1.33C 4x4x4 compacta foi concebida para trabalhar como um skid loader ou uma mini-escavadora, mas excedendo os limites das máquinas individuais.
Representa a única solução que responde totalmente à filosofia da VENIERI nas máquinas compactas: um produto único e superior em termos de produtividade, eficiência, flexibilidade e baixa manutenção. Permite ótimas condições de trabalho em espaço reduzido em trabalhos de:

  • Movimentação de terras: movimentação, escavação, demolição, enchimento, nivelamento, etc.
  • Construção: transporte de materiais, abertura de valas, enterramento, nivelamento, etc.
  • Estradas: remoção de asfalto ou cimento, abertura e fecho de valetas para a passagem de cabos ou tubos, etc.
  • Trabalhos públicos, parques e jardins:  plantação, perfuração, abertura de caminhos, trituração, varredura, etc.

Especificações técnicas da VENIERI VF1.33C 4x4x4 compacta:

  • Cabina de série ROPS/FOPS insonorizada para conforto e segurança do operador com visibilidade total em 360º.
  • Motor colocado lateralmente com contrapeso para fácil acesso aos componentes do motor e hidráulicos, melhor limpeza do radiador e maior estabilidade.
  • Tração integral.
  • Transmissão completamente hidrostática com bomba e motor de cilindrada variável permite trabalhar em boas condições com implementos que exigem motor mas que só trabalham com avanços lentos em variação contínua de velocidade podendo esta ser baixíssima.
  • Sistema de auto travagem.
  • 4 Rodas direcionais e direção por volante assistida hidraulicamente pelo sistema Load Sensing que permite o uso da direção hidráulica sempre com prioridade em relação ao sistema hidráulico.
  • Eixo oscilante no eixo anterior num ângulo de 15º e fixo no posterior.
  • Autoblocante proporcional nos diferenciais.
  • Balde frontal de 0,45 m3  com largura 1550 mm.
  • Retro com profundidade de escavação 2750 mm (3250 mm opcional).
  • Peso operativo standard 3150 kg, de fácil transporte.
Modelo Hp Motor Velocidade Profund. Escav. Peso operativo Braço
1.33C 53 Kubota 20 km/h 0,4 m3 2,75 – 3,25 m 3150 Kg paralelo

RETROESCAVADORAS

Retroescavadoras de 4 rodas motrizes, iguais e direcionais, ideal para as construções urbanas e rurais (carregamento de materiais, limpeza urbana, abertura de valas, etc.).

É dotada de transmissão completamente hidrostática constituída por bombas de caudal variável e motores hidráulicos, em circuito fechado que lhe permite o melhor rendimento total, variação contínua da velocidade, sistema de auto travagem e possibilidade de velocidade baixíssimas para uso em certos implementos. O sistema Load Sensing permite o uso da direcção hidráulica sempre com prioridade em relação ao sistema hidráulico. Outras caracteristicas são os travões completamente em banho de óleo sem manutenção, a cabina confortável ROPS/FOPS, e os requisitos totais de segurança, visibilidade e conforto, com componentes de reconhecida elevada qualidade.

Pode ser equipada com vários implementos, como garfos, martelo hidráulico, abre valas, pinças, vassouras hidráulicas, etc., tornando-a umas das máquinas mais versáteis na construção, industria e agricultura.

Modelo Hp Motor Velocidade Profund. Escav. Peso operativo Braço
10.33C 106 Deutz 40 km/h 4,8 – 5,8 m 1,2  m3 8200 Kg Z

RETROESCAVADORAS ARTICULADAS

Retroescavadoras articuladas de 4 rodas motrizes, iguais e direcionais. A retroescavadora articulada Venieri é uma máquina que se apresenta como uma autêntica pá carregadora com uma retro acoplada, para mobilidade em espaço reduzido e trabalhos de maior versatilidade.

Uma retroescavadora articulada tem vantagens sobre as convencionais, quer na prestação quer no conforto. A solução da articulação permite ao escavar com a pá frontal manter os pneus e a pá alinhados na mesma direção da linha central da máquina para uma melhor operacionalidade conseguindo-se oferecer estabilidade na carga máxima à máxima altura em superfícies pendentes e irregulares inclusive em marcha atrás. E ao trabalhar com a retro a máquina permanece completamente firme devido à articulação das rodas e eixo posterior oscilante e autoblocante. A estabilidade é garantida pela melhor distribuição da massa.

Caracteristicas técnicas:

  • Transmissão completamente hidrostática com bomba e motor de cilindrada variável permite trabalhar em boas condições com implementos que exigem motor mas que só trabalham com avanços lentos em variação contínua de velocidade podendo esta ser baixíssima.
  • Sistema de auto travagem.
  • Direção Load Sensing que permite o uso da direção hidráulica sempre com prioridade em relação ao sistema hidráulico.
  • Direção articulada com eixo anterior rígido e posterior oscilante.
  • Bloqueio hidráulico do eixo posterior oscilante em qualquer posição para possibilidade de movimentar cargas lateralmente à máquina em andamento ou usar a retro sem ter de usar os estabilizadores (limpeza de valas); quandoo bloqueio não está ativado o cilindro atua como amortecedor aumentando a estabilidade à máquina.
  • Motor transversal torna a estrutura frontal mais compacta e consequentemente proporciona uma visibilidade total da pá frontal; o centro de gravidade da máquina é baixo para um melhor basculamento lateral da carga.
  • Posicionamento lateral do radiador e fora da estrutura principal da máquina conferindo equilíbrio e uma melhor distribuição do peso sobre a parte posterior da máquina e melhor troca de calor evitando sobreaquecimento; nesta posição o radiador aspira sobretudo ar não poluído o que aumenta a eficiência do arrefecimento.
  • Maior distância à descarga proporcionada pelo estrutura encurtada na parte da frente.
  • Fácil acesso aos componentes do motor e hidráulicos.
  • Pá frontal com geometria em “Z” para um carregamento mais rápido e potente com sistema auto nivelante que traz a pá descarregada de volta à posição paralela ao solo pronta para a próxima operação.
  • Circuito hidráulico pressurizado de duas bombas em sistema de fluxo combinado.
  • Retro com suporte duplo para a máxima rigidez de torção e resistência mecânica, com grupo de rotação em ferro fundido com casquilhos estriados e lubrificação uniforme; cilindros de dupla rotação com válvulas de travagem para a deslocação lateral completa sem choques e de progressão gradual.
  • Braço da retro trabalha encostado e paralelo a muros de ambos os lados.
  • Conforto e segurança do operador.
Modelos Hp Motor Velocidade Profund. Escav. Peso operativo Braço
8.23D 105 Perkins 40 km/h 1,1 m3 4,5 – 5,4 m 7600 Kg Z
8.23G 106 Deutz 40 km/h 1,1 m3 4,6 – 5,4 m 7600 Kg Z
10.23E 106 Deutz 40 km/h 1,3 m3 5,0 – 6,0 m 8600 Kg Z

PÁS CARREGADORAS

Pás carregadoras de 4 rodas motrizes, iguais e direcionais, especializadas no carregamento de materiais de construção e cargas. Graças à sua elevada aderência ao solo, as pás carregadoras VENIERI também podem executar outras funções, como demolições, terraplanagem, nivelamento de terrenos e escavações. Garantem baixa perda de minerais valiosos e elevada confiança do operador.

A VENIERI fabrica uma gama muito completa de pás carregadoras robustas e confortáveis, com componentes de reconhecida qualidade, próprios para trabalhos duros e difíceis. As cabines são redesenhadas interiormente e exteriormente, oferecendo o melhor conforto e equipamentos ao operador, maior espaço interior, melhor visibilidade, com ar condicionado e sistema de ventilação 4+2+2+1, projetadas para a redução de ruído que permite utilizar o telemóvel nas melhores condições.

Modelos Hp Motor Velocidade Peso operativo Braço
1.63C 50 Yanmar 27 km/h 0,50 – 0,8 m3 3100 Kg vlink
2.63C 50 Yanmar 20 km/h 0,70 – 1,2 m3 4150 Kg Z
2.63C Plus 50 Yanmar 28 km/h 0,75 – 1,2 m3 4350 Kg Z
3.63 F 67 Perkins 25 km/h 0,8 m3 5850 Kg Z
4.63H 72 Yanmar 30 km/h 1,0 – 1,5 m3 5400 Kg Z
5.63D 79 Deutz 40 km/h 1,1 – 1,5 m3 5800 Kg Z
7.63D HE 128 Deutz 40 km/h 1,4 – 2,0 m3 7860 Kg Z
8.63C HL 128 Deutz 40 km/h 1,2 m3 8200 Kg paralelo
9.63D HE 143 Deutz 40 km/h 1,8 – 2,2 m3 9000 Kg Z
10.63D 143 Deutz 40 km/h 1,8 – 2,2 m3 9500Kg paralelo
11.63B 164 Deutz 40 km/h 2,2 – 3,0 m3 12300 Kg Z
12.63B 164 Deutz 40 km/h 2,2 – 2,5 m3 13450 Kg paralelo
13.63B 184 Deutz 40 km/h 2,7 – 3,0 m3 13700 Kg Z
18.63B 228 Deutz 40 km/h 3,5 – 5,0 m3 18500 Kg Z

MULTIFUNÇÕES

Os modelos VENIERI de pás carregadoras com braço telescópico e 4 rodas motrizes, iguais e direcionais, foram concebidos para o setor agrícola nomeadamente para os trabalhos logísticos das grandes quintas e explorações pecuárias.

Caracteristicas:

  • Transmissão hidrostática comandada por joystick, permitindo elevada tração nos trabalhos agrícolas 
  • 4 Rodas motrizes e iguais
  • Tração integral
  • Diferencial autoblocante
  • Direção servoassistida Load Sensing
  • Joystick multifunções
  • Braço de cinematismo paralelo
  • Equipada com balde e kit de garfos
  • Sistema hidráulico robusto e dinâmico, de gestão de movimentos sem perder a capacidade de resposta nas aplicações para a agricultura
Modelo Hp Motor Velocidade Capacidade carga com garfos Peso operativo Braço
1.63TL 50 Yanmar 40 km/h 1250 kg a 3,7 m 3600 Kg telescópico
8.63TL 143 Deutz 40 km/h 3200 kg a 5,25 m 8400 Kg telescópico